O Grupo Estrela do Oriente completa hoje 34 anos de história. Uma trajetória de serviço, caridade e de amor. Ao longo destes anos, o grupo transformou-se em verdadeira família que une todos em um trabalho de imensa grandeza.
34 ANOS DE TRABALHO E CARIDADE
No dia cinco de outubro de 1983 foi realizada a primeira reunião do Centro de Umbanda Estrela do Oriente. Nessa data não se fazia a menor ideia que aquela reunião era um ponto de partida para a fundação de uma Casa Umbandista com determinações astrais de se estender por semanas, meses, anos e décadas à frente.
Essa Casa abençoada veio com um compromisso expresso por parte do Astral Iluminado: Trazer e praticar a Umbanda como ela é, sem dar vazão a misticismos, e costumes arraigados neste meio, meramente como uma tradição trazida pelos mais antigos. Nessa tarefa de representar a Umbanda na sua Raiz Iniciática, atraiu a atenção e o gostar de muitos, desagradou outros tantos, mas nunca sem sair da prática da Raiz da Umbanda.
Para aqueles que frequentam a Casa já há algumas décadas, são testemunha que o que se praticava há dez, vinte, trinta anos atrás, é o mesmo que se faz hoje; a abertura das reuniões, o atendimento absolutamente gratuito e respeitado pela ordem de chegada (sem nenhum privilégio), a simplicidade ensinada e cobrada pelas Entidades, o encerramento dos trabalhos somente após todos serem atendidos e trabalhados, os estudos constantes sobre a Umbanda e a mediunidade, a simplicidade nas vestes, a abertura da Casa para os eventos Umbandistas, os batismos mediúnicos, enfim, a Casa mantem a prática do que se fazia há trinta e quatro anos atrás; e não porque esteja engessada a esses rituais, e sim porque desde o começo essas práticas foram orientadas e determinadas pelos Guias, de Cima para Baixo como deve ser todas as Casas espiritualistas.
A Casa hoje vive uma situação muito especial de estar recebendo vários médiuns (que não eram nem nascidos quando o Estrela do Oriente iniciou), e que possuem o compromisso espiritual/mediúnico, de dar prosseguimento aos trabalhos mediúnicos e assistenciais pelas décadas vindouras.
No dia 23 de abril de 2016, o Centro de Umbanda Estrela do Oriente recebeu as ordens e direitos do Astral Maior para atuar incisivamente como escola Iniciática de Umbanda. De lá pra cá, por atuação do Astral, a Casa recebeu e vem recebendo médiuns de diversas casas e correntes espiritualistas ávidos por conhecer os conceitos internos de Umbanda, e através dos estudos realizados a cada duas semanas aos sábados, e principalmente através do estudo dos Sete Ciclos de Umbanda, estará realizando sua tarefa de descortinar a Religião de Umbanda aos que tiverem esse desejo.
O Centro de Umbanda Estrela do Oriente saúda a todos os médiuns fundadores da Casa, a todos os médiuns que fizeram parte da Casa e por motivos diversos se desligaram da mesma; saúda a todos os médiuns que fizeram parte da Casa e que já desencarnaram; e saúda a todos os atuais médiuns, aqueles que são o presente do Estrela do Oriente, e responsáveis por fazer a Casa ainda melhor para cada aniversário futuro.
Que Deus abençoe a Casa, a todos os Guias, os Guardiões, os Irmãos Intermediários, os trabalhos, os médiuns, os assistentes encarnados e desencarnados, e a todos aqueles que de alguma forma colaboram para que os trabalhos de Caridade e de Amor ao Próximo prossigam firmes no Centro de Umbanda Estrela do Oriente!
Saravá Fraterno a Todos!
Márcio Coelho
Há 34 anos atrás, nessa encarnação começava um pequeno trabalho de renúncia, entrega, dedicação, amor e acima de tudo caridade. Que tem o nome de Centro de Umbanda Estrela do Oriente! Parabéns ao meu irmão Márcio e a toda nossa família! Saravá!!! (Dimas Santana)
Que nossa casa continue abençoada ! Parabéns Estrela são 34 anos de muito amor! (Ritinha Greppe)
Que Jesus continue a lançar Sua luz para que o CEUEO siga firme no Caminho, na Verdade priorizando a Vida! (César de Andrade)
Parabéns para nossa casa! (Vera Santos)
Parabéns Estrela!!! Parabéns irmãos!!! (Wagner Ramalho)